O corpo fala
- ommyselfbr
- 4 de abr.
- 2 min de leitura
Atualizado: 6 de jun.
Sendo o mais importante instrumento para atuação neste mundo, o corpo também é um fantástico aparelho de diagnóstico à disposição. Por meio de dores e desconfortos ele sussurra, fala, berra o tempo todo a denunciar maus tratos e alertar para hábitos destrutivos. Mas o dialeto corporal pode passar desapercebido, dada a gravidade de nossa surdez cognitiva causada pelo excesso de pensamentos e ideias fixas.

As mensagens enviadas pelo corpo, nosso aliado, são confundidas com inimigos a serem impiedosamente massacrados com poderosas armas químicas, cientificamente elaboradas para a destruição dos supostos rivais. Junto com os falsos inimigos, o pobre aliado padece lentamente no campo de batalhas até perder suas forças e deixar de ser útil. Resta-lhe um enterro digno. Surpreendente é descobrir, em geral tarde demais, que não há batalhas, tampouco inimigos, apenas um corpo aliado a suplicar por ajuda.
Segundo os clássicos da Ayurveda (medicina milenar indiana), a doença física é o último de vários estágios de desequilíbrio orgânico. A dor aparece antes que um tecido seja irremediavelmente danificado, a alertar sobre hábitos equivocados que precisam de correção para preservar os tecidos. Mas mudar hábito é incômodo, sendo mais fácil atacar o suposto inimigo com analgésicos, antidepressivos, ansiolíticos, antiácidos e todo tipo de armas químicas. Ao destruir as mensageiras e acabar com o diagnóstico, elimina-se também a possibilidade de reequilíbrio orgânico. A falsa sensação de bem estar gerado pela ausência dos sintomas é um campo minado a colocar em risco o corpo inteiro. Implacável, o desequilíbrio aumenta e a dor ressurge mais e mais severa até que algum tecido se rompa e o tratamento, quando possível, tenha que ser feito por alguma intervenção mais severa. A oportunidade da prevenção foi perdida.
Aprender a linguagem corporal é fazer diferente, é trabalhar no equilíbrio do complexo corporal para manutenção do bem-estar e não no combate a doenças. Sendo o corpo a expressão material de um campo vibracional, um organismo vivo é um sistema inteligente que busca o equilíbrio e se manterá saudável e lúcido até seu último dia se lhe forem fornecidas as condições adequadas: alimento de verdade, movimento regular, sono de qualidade e gerenciamento das emoções. Qualquer falha nestes quatro hábitos fará o corpo reclamar.
E quando ele reclamar, antes que sua voz seja calada, as práticas integrativas complementares em saúde (PICS) e as terapias afins podem ajudar a restabelecer o equilíbrio em todos os aspectos da bela, delicada e complexa constituição humana, pois trabalham sobre a integralidade daquilo que você é, incluindo os aspectos sutis da existência, favorecendo a retomada do equilíbrio integral. Assuma o protagonismo de ser quem é, ouvindo seu corpo e cuidando de si com amorosidade.
Silencie a mente e ouça o que seu corpo tem a lhe dizer
.
Seu bem-estar precisa de atitude consciente. OM myself.

Comentários