top of page

Atitude consciente cria bem-estar

Há coisas neste mundo que seria melhor não conhecer. Uma dessas é a Segunda Lei da Entropia. Ôh diacho de trem esquisito! Diz ela que, com o passar do tempo, a matéria tende a aumentar seu nível de desorganização. Não entendeu? Quem sabe com um bom mineirês fique mais fácil: Você tá derretendo, sô! É, verdade! Tudo o que é material, inclusive você e eu, está, de alguma forma, organizado, mas sob o efeito da cruel entropia que vai fazer tudo desaparecer. É só uma questão de tempo. Você verá ... ou não.

Bem-estar é questão da atitude consciente
Bem-estar é questão da atitude consciente

Para saber do que se trata, é só ver o que acontece com uma alface ou uma maçã depois de uma semana largada sobre a mesa. É desagradável e tem mau cheiro. Talvez você já esteja acostumado com o “ao pó voltaremos”. Mas não se iluda, pois a entropia não fica te esperando no caixão. Ela te consome todos os dias, a cada segundo. Apesar disso, diferente da maçã, a gente continua reconhecível depois de muitos anos e, com algum cuidado, relativamente sem mau cheiro. Já parou pra pensar porquê?


Tudo o que é vivo segue o ciclo da vida: nascimento, crescimento, florescimento, decrepitude e morte. A Entropia atua desde o nascimento, mas só é perceptível depois de uma certa idade. Quando se é jovem parece existir uma força que se contrapõe à Entropia, construindo o corpo, dando-lhe vitalidade e disposição. E existe. Ela se chama Negentropia. É uma força vital que impulsiona o ser para este mundo.


A má notícia é que a Entropia é implacável e sempre vence. A boa notícia é que é possível retardar o seu efeito e viver em plenitude e bem-estar enquanto estivermos por aqui. Mas exige atitude. Ficar sentado no sofá consumindo lixo industrial é entregar-se à segunda lei da termodinâmica. Sai dessa! Nosso corpo foi feito para o trabalho. Bora se movimentar!


Rudolf Steiner, o pai da Antroposofia, afirmou que não há como viver no mundo físico negligenciando o espiritual. Ele argumenta que a substância física que compõe o corpo, suas células, são integralmente substituídas com o passar do tempo – por ação dela, a entropia. A despeito disso, há um padrão que se mantém, um padrão espiritual-anímico. Como a Natureza atua sobre o corpo físico apenas com forças destrutivas (segunda lei da Termodinâmica), devemos buscar além dos limites físicos o que dá conformação ao organismo humano, desde a concepção até a morte, para um permanente trabalho de fortalecimento da vontade diante da ação destas forças destrutivas.


“Ai que preguiça! Tá doendo tudo! Não quero sair daqui.” Pois é, quem disse que seria fácil. O fortalecimento da vontade é um trabalho regular e permanente da Alma sobre o próprio corpo. A matéria quer estagnação, equilíbrio e equilíbrio é morte. A Alma quer movimento, dinamismo e permanente estado de desequilíbrio para compensar a Entropia. Quem vence esta batalha? Quando a matéria não dá mais sustentação à Alma, esta simplesmente segue seu caminho. Enquanto isso, o existir pode ser um processo doloroso ou não e a escolha entre um ou outro é uma questão de atitude. Entregar-se é desistir da vida e isso pode doer muito.


Uma Cosmovisão espiritualista não é mero discurso metafísico para elucubrar sobre o que acontecerá depois da morte. Trata-se de pegar o touro a unha, de assumir a vida em sua integralidade. Trata-se de presença da Alma num intenso viver aqui e agora, considerando todas as contingências deste mundo material, o que inclui a entropia. O bem viver demanda atitude consciente, entendendo consciência em seu mais alto grau de concepção.


Concluindo, não há como eliminar a ação entrópica, mas há como minimizar os seus efeitos para uma vida com presença e bem-estar. As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde podem ajudar a ajustar desvios e a encontrar caminhos para o fortalecimento da vontade. Escolha a terapia com a qual você mais se identifica e procure um terapeuta profissional e capacitado. A OM myself pode lhe ajudar nesta busca.


Venha com a gente! OM myself, seu app terapêutico de mãos dadas com você para uma vida melhor.

 
 
 

Comentários


bottom of page